terça-feira, 20 de novembro de 2012

DIA DO PLANETA BETHEL 05 CRATO



No dia 11 de novembro do corrente ano, o Bethel 05 Princesas do Cariri de Crato-CE realizou o seu 2º simpósio ritualístico durante a V gestão administrativa do mesmo Bethel. Ao término da programação do simpósio foi realizado um mini-cinema para o cumprimento de uma das atividades da I Gincana na Solidariedade desenvolvida pelo Bethel Jurisdicional do Estado do Ceará. O filme apresentado foi WALL-E, uma animação que conta a história de um robô criado para limpar a Terra do lixo produzido pelos humanos. Enquanto WALL-E limpa a Terra, entulhando o lixo numa pilha formando prédios, durante 700 anos a espécie humana está a bordo da estação espacial AXION, esperando que as sondas Examinadoras de Vegetação Alienígenas (EVA) retornem à nave mãe com a confirmação de que já existe vida sustentável na Terra. O filme fala sobre sustentabilidade e nos fez refletir sobre o que o lixo pode fazer com o nosso planeta. Enquanto WALL-E cumpre seu trabalho uma descoberta nos mostra o ápice do filme, uma plantinha encontrada dentro de uma geladeira velha. A planta, no filme, é um sinal de que é possível retomar a vida no planeta Terra. Sendo assim, a sonda espacial EVA recolhe a plantinha e retorna à espaçonave onde o comandante traça o novo rumo para toda a população: de volta à Terra.
 
Além do filme, o complemento da atividade proposta pelo Bethel Jurisdicional seria uma oficina de reciclagem e um debate sobre o filme, porém, como todos os membros do Bethel 05 já tinham passado uma manhã inteira participando da programação do simpósio e assistindo ao filme infelizmente não pudemos concluir toda a atividade.
Desde já parabenizamos a Honorável Rainha do Bethel Jurisdicional, Tatiana Monteiro, pelo desenvolvimento do projeto que nos abriu os olhos para a preservação do espaço em que vivemos. Nós, Filhas de Jó, temos que exercer a cidadania não só no cumprimento e prática das leis, mas também preservando e cuidando dos recursos naturais. São pequenos atos que revela quem somos e já é um grande ato jogar um papelzinho de bombom no lixo. A conscientização começa assim, com pequenas ações que desencadeiam grandes feitos. Por Paula Figueiredo MM Bethel 05 Crato

sábado, 17 de novembro de 2012

DIA DO PLANETA BETHEL 01 FORTALEZA





No dia 11 de novembro, aproveitamos o dia de lazer do segundo seminário da gestão para realizar o dia do planeta, atividade proposta pela Gincana da Solidariedade, em nosso Bethel.
            Chegamos à casa da nossa irmã Rebeca e por volta de 11 horas da manhã começamos as atividades. Assistimos o filme Rio, que conta a história de Blu, uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade. Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro.
            Ao término do filme, concluímos o quão é complicada a questão do tráfico de aves brasileiras, devido ao fato da beleza exótica de muitas delas, que interessam bastante ao mercado estrangeiro pelas belas penas, que chamam atenção. Os traficantes, na maioria das vezes, são agressivos com os animais e os mantêm em péssimas condições, causando, muitas vezes, a mortes destes, que não sobrevivem aos tratamentos.
            Essa situação causa grandes prejuízos para a fauna brasileira, pois é uma das maiores responsáveis pela extinção de várias espécies de aves em nosso país. A arara azul, personagem principal do filme, é uma das espécies que se encontra mais ameaçada.
            Após o almoço, iniciamos nossa oficina de reciclagem, onde utilizamos garrafas pet para a confecção de vasinhos e flores de plástico.
            O dia foi extremamente proveitoso e divertido, aprendemos coisas novas, conhecemos habilidades das meninas, enfim, o dia do planeta trouxe muita alegria para o dia de lazer do seminário do Bethel 01.

Por: Jéssica Cavalcante
PHR do Bethel 01 Fortaleza - CE

 
Free Host | lasik surgery new york